segunda-feira, 29 de junho de 2009

Construindo rodas com raios - Cubo da roda

Andei pesquisando formas de fazer rodas que simulem as rodas usadas no aviões do início da aviação. Eram basicamente rodas de bicicletas.

Tentei várias formas de fazer e fracassei várias vezes, mas agora cheguei num resultado bem satisfatório.

A roda abaixo eu fiz para o Caudron G-III.



Ele tem 4 rodas como essa. Ela acabou ficando um pouco maior do que deveria, então como ainda faltam fazer 3, resolvi fazer 4 rodas variando um pouco as técnicas que usei. Vou publicar um tutorial aqui. Esse primeiro post é sobre como fazer o cubo da roda. Depois mostrarei como fazer o aro. Por último como juntar tudo e os pneus.

Primeiro é importante determinar quantos furos que o cubo terá para passar os raios. Nesse caso, a roda tem 40 raios, então serão feitos 20 furos no cubo.

O material para fazer o cubo pode ser bem diverso. É possível fazer com solda ou totalmente de madeira. Como não tenho prática com solda, resolvi fazer uma construção mista. A rodinha com os furos de metal e o cubo feito com um tubo de latão coberto com madeira, tudo colado com epoxy.

Comprei uma broca de 0,35mm de diâmetro para fazer os furos e numa loja de material para bijuterias, comprei uma plaquinha usada para fazer brincos.



Descobri que é muito difícil fazer os furos com essa broca, pois ela é tão fina que fica oscilando muito. Como é necessário precisão, tive que inventar uma forma de guiar a broca.

Então, numa placa de madeira, coloquei um alfinete na posição de cada furo. Daí derreti estanho sobre os alfinetes.



Tirei os alfinetes do estanho, lixei tudo e colei sobre a placa de metal com CA. Depois de fazer os furos, prendi as rodinhas na Dremel e as torneei.



Para fazer o cubo, cortei um pedaço de tubo bem fino de latão. Cortei um pedaço de vareta quadrada de madeira. Prendi numa furadeira e torneei com uma lixa. Fiz o furo no centro da madeira e coloquei o tubo dentro. O tubo é uns 2mm maior que a madeira em cada lado. Isso vai servir de guia para a roda por onde vão passar os raios.

Com epoxy juntei tudo e pintei com tinta Acrilex.

O resultado final é o mostrado abaixo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estais nos biplanos



Estive trabalhando nas asas do Caudron, agora na amarração dos estais.

Inicialmente, tentei com cabo de aço usado em pescaria. Já usei essa cabo anteriormente e fica muito bom. Mas no caso da Caudron, tensionar os cabos faria com que os montantes de balsa se quebrariam.

Então usei elástico preto. Muito leve e com um aspecto escala muito bom. Ele não força muito a estrutura mas a deixa bem firme.

As asas como mostradas nas fotos estão com apenas 110g.