terça-feira, 7 de julho de 2009

Construindo rodas com raios - Pneu e raios

Nessa última parte do tutorial, mostrarei como fiz os raios e o pneu da roda.

Para fazer os raios, dessa vez usei linha de costura branca, daquelas bem fortes. É muito melhor fazer com essa linha do que com a linha de pesca, pois ela é muito mais maleável e não fica tentando se enrolar. A resistência é um pouco menor, mas como são 40 raios, a força fica bem dividida. É impressionante como o cubo da roda fica bem firme.

Fazer a fixação do aro e do cubo é crucial para fazer uma roda bem centrada e não ter muito trabalho. Fiz um gabarito bem simples, colocando um eixo para segurar o cubo e pedaços de chapa de balsa para apoiar o aro.



Um esquadro deve ser usado para deixar tudo bem feito. O aro tem sua camada externa feita de compensado. Como ele é bem mais forte que a balsa, colei com CA. Depois é só tirar o aro cortando uma fatia da balsa com o estilete. Daí é só lixar um pouco o aro e fica pronto.

Com esse gabarito simples, os furos para passar a linha ficaram bem acessíveis. Mas o único jeito que consegui manipular a linha foi com uma pinça. Um truque que funcionou foi molhar a ponta da linha com CA. Daí ela fica bem dura, não se desmancha e fica fácil de passar pelos furos.

Passei todos os aros primeiro de um lado. Depois virei o aro e fiz o outro lado. Com esse tipo de gabarito não tem como fazer os dois lados ao mesmo tempo. Depois de todos os raios colocados, colei tudo com CA.

Acho que não é necessário, mas antes de pintar a linha, apliquei dope para deixar as fibras mais fortes.

A pintura foi feita com um pincel e tinta Acrilex. Bem barata e fácil de encontrar.

O pneu foi feito com um anel de vedação. Paguei R$1,00 cada um. Eu tinha visto outro praticamente igual, só que era em milímetros e custava R$7,00. O vendedor me explicou que as medidas em polegadas ainda prevalecem nessa área e por isso que os anéis feitos com bitola em milímetros são bem mais caros.

O peso total dessa roda ficou em 10g. Acho que está bom. Eu não saberia como fazer mais leve usando o anel de vedação. Uma variação que já tentei foi comprar tiras de borracha redonda e mais leve e macia. Mas daí a emenda fica muito evidente. Foi assim que fiz na primeira versão da roda mostrada no primeiro post desse tutorial.

Abaixo a roda pronta.



Espero que esse tutorial tenha sido útil.

Por favor, deixe os seus comentários com outras técnicas que você conhece.

Obrigado!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Construindo rodas com raios - Aro

Hoje mostrarei como faço os aros da rodas.

Esse aro tem 60mm de diâmetro, então é relativamente grande. Para dar mais resistência, decidi fazer com um sanduíche de balsa e compensado. Dependendo o tamanho, pode ser feito com camadas de balsa coladas com as fibras em direções opostas.

O compensado tem 1,5mm de espessura e a balsa 3mm. O compensado fica na parte externa e a balsa na interna. Assim fica bem mais fácil fazer a furação para os raios, pois a balsa é bem mais mole.



Cortei o compensado com a serra tico-tico e depois prendi os dois pedaços na Dremel e com a lixa deixei redondo. A balsa eu corto com estilete.

Fiz o sanduíche, colando as camadas com CA. Usei um parafuso com porca para prender no mandril. Daí torneei com lixa e lima redonda na parte interna, para fazer o encaixe do pneu.



Para cortar a parte interna do aro, uso estilete. Mas deve-se tomar cuidado, pois a rotação é bem alta. Com o estilete eu corto só o compensado, daí sobra a balsa, que corto fora da Dremel por segurança.



Depois vem a parte que acho a mais difícl, fazer a furação. Numa folha de papel tracei os raios com um transferidor e régua. Depois fiz as marcações na madeira com caneta. Uma dica importante é fazer os furos de dentro pra fora. Usei agulha pra furar e é difícil fazer o furo bem reto. Como a agulha vai sair pro lado de fora, que será coberto pelo pneu, não tem problema se o furo sair um pouco torto.



Um ponto muito importante é reforçar bem a balsa com CA para que a linha que formará os raios não a rasgue.

Por último, basta dar uma lixada em tudo e o resultado final fica bem legal