sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fuselagem de fibra de vidro - Primeira metade do molde

Depois de vários meses de pesquisa e procura por materiais de construção, consegui fazer o molde. Como esse mês estou de férias, pude me dedicar de forma mais concentrada.
Antes de explicar o que fiz, gostaria de dizer que dá muito trabalho. Demorei uns três dias para deixar tudo pronto.

Primeiro, vem a preparação do plug. É imprescindível deixá-lo bem liso. Por isso, o pintei novamente com uma última demão bem espessa. Daí lixei tudo com lixa d`água 600. A pintura ficará fosca, claro, mas depois ela foi polida com massa número 1 e depois número 2. Ficou muito bom. Mas para deixar o plug pronto, é preciso aplicar várias camadas de cera desmoldante. Eu usei a marca Embrawax. Muito boa e fácil de aplicar. À medida que se vai aplicando a cera, nota-se o brilho no plug.



Na minha opinião, é melhor aplicar a cera desmoldante antes de fixar o plug na madeira para fazer o molde. Não se corre o risco de deslocá-lo e a cera deixa o plug bem liso, o que ajuda a evitar riscos acidentais.

No caso desse modelo, o estabilizador horizontal passa pelo meio do estabilizador vertical. Então, é preciso fazer a preparação no plug para não ter que furar a fuselagem pronta. Criei então dois perfis com madeira e os colei com epóxi. O espaço entre o plug e os perfis foi preenchido com massa de modelar, dessas que se compra em papelarias.



O alisamento da massa foi feito com os dedos. Fica bem legal o acabamento. Deve-se tomar um cuidado especial com o alinhamento.



O molde deve ser feito em duas metades. Isso é feito usando-se chapas de MDF ou algo parecido. São cortadas duas metades e quando são unidas, o plug fica preso. Essa foi a parte mais trabalhosa. Primeiro, foi preciso apoiar as metades de MDF com ripas de madeira. Depois o plug foi apoiado sobre tacos de madeira. Para controlar melhor a altura, coloquei massa de modelar sobre os tacos. Isso não arranha o plug e pode-se pressionar a massa para regular melhor a altura.



Depois de tudo bem fixado, foi aplicada fita crepe ao redor do plug para tirar o excesso de gel coat. De novo se usa a massa de modelar para preencher os espaços entre o plug e o suporte de madeira. Todo o excesso de massa deve ser retirado.
Por último, mais uma camada de cera desmoldante ajuda a limpar bem o plug.
Já me disseram que só a cera é o suficiente, mas resolvi usar também o PVA, que é um líquido que é aplicado sobre o plug. Depois de seco, ele vira uma película bem fina. Apliquei com pistola para ficar bem uniforme e sequei com secador de cabelos.
Daí ficou tudo pronto para começar a construir a primeira metade do molde.

O gel coat foi aplicado com pincel. Deve-se tomar muito cuidado para não deixar partes muito finais. Em especial nos cantos, que sofrem naturalmente mais esforço quando for feita a desmoldagem.



Depois deve ser aplicada a manta de fibra de vidro e a resina. Usei poliéster, que é mais barata e fácil de encontrar. Acho interessante antes de aplicar a manta de fibra, colocar tecido de fibra de vidro pelo menos nos cantos vivos. Isso dará um reforço maior, evitando bolhas de ar. A manta não é tão maleável quanto o tecido.
Antes do gel coat ficar curado, se começa a aplicar camadas de resina e de tecido e/ou manta de fibra. Três camadas acho mais que o suficiente.




Deixei curando uma noite e hoje de manhã, depois de 13 horas, não resisti e tirei o MDF. Já ouvi dizer que o correto é deixar curar por 24 horas, mas com 13 horas já estava bem curado. Tomei todo cuidado para não quebrar nada. Foi bem fácil tirar o MDF. O PVA funcionou muito bem.



É muito importante não tirar o plug da metade do molde, pois ainda falta fazer a outra metade. Com o esmeril foram tiradas as rebarbas e foi tudo limpo. A massa de modelar foi tirada também e novamente passei mais uma camada de cera desmoldante.

Agora é só repetir toda a operação. A segunda metade do molde está curando agora e amanhã vou descobrir se deu tudo certo quando for retirar o plug. :-)