sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fuselagem do Tesla montada

Olá pessoal!

Acabei de montar toda a eletrônica na fuselagem do Tesla.

Está pesando 700g.

Só falta a asa agora. Para fazê-la vou fazer um cortador de poliestireno nos próximos dias.

Abraços!



quinta-feira, 27 de maio de 2010

Detalhes do plug do Tesla

Olá pessoal!

Recebi alguns pedidos para explicar melhor como fiz o plug para o planador Tesla.

O plug é idêntico à peça que será fabricada. É também chamado de positivo, sendo o molde o negativo.

Existem diversas maneiras de fazer o plug. Tudo vai depender do acesso às ferramentas que a pessoa tem e da qualidade final desejada. Por exemplo, quem tem acesso ao uma fresa CNC, pode desenhar no computador e depois deixar a máquina fazer o serviço.

Mostrarei aqui uma maneira bem mais caseira, mas algumas ferramentas são necessárias.

Já fiz plug de poliestireno (isopor) e cobri com tecido de fibra de vidro, mas não gostei do resultado. Uma maneira prática é usar algo bem rígido para servir de eixo longitudinal da fuselagem e construir as cavernas ao longo desse eixo.

No caso mostrado aqui, vamos fazer o plug do Tesla, um motoplanador que eu projetei. Usei uma chapa de madeira de pinus, daquelas usadas para fazer forros. Bem barata e fácil de achar. Além disso, ele não é muito dura para lixar e cortar.

Eu havia feito o desenho do perfil da fuselagem no papel e passei para a madeira. Cortei com uma serra tico-tico e lixei para tirar as rebarbas. É importante que a madeira não esteja torta.

Já usei o CAD para fazer o desenho das cavernas, mas dessa vez, o projeto foi feito todo desenhando à mão. Então achei mais fácil colar pequenos blocos de madeira balsa em pontos chave e colei duas tiras finas de balsa no eixo longitudinal. A partir disso, pude começar a fazer cada caverna.

Antes de cortar a madeira balsa para fazer as cavernas, eu fiz um desenho num papel e verificava se ele se encaixava. É importante ter várias cavernas ao longo da fuselagem para ter bastante pontos de apoio para as tiras de balsa que serão coladas depois. Muitas horas de lixa serão necessárias e se as madeiras não estiverem bem apoiadas, o plug ficará muito frágil.

Depois de todas as cavernas serem coladas, vem a parte mais importante, que é cobrir tudo com estreitas tiras de madeira balsa, coladas lado a lado. Essa técnica é chamada strip planking, a mesma usada para fazer canoas e barcos. Eu sempre uso CA para fixar as tiras e depois passo bastante cola de PVA, que é aquela cola branca para madeira e atividades escolares. O encaixe das tiras não vai ficar perfeito, então a cola cobre as frestas. Além disso, dá uma boa rigidez à peça.

A partir de agora começa o verdadeiro trabalho, que é dar acabamento à peça. Os excessos de madeira devem ser bem lixados com uma lixa de granulação grossa, como a 100 ou 120. Posteriormente pode-se reduzir a granulação.

Deve-se tomar muito cuidado no processo de lixamento, pois algumas partes podem ficar tão finas ao ponto de se romperem. Por isso considero o próximo passo muito importante.

Para deixar a peça bem resistente, aplico uma camada de tecido fio de fibra de vidro com resina epóxi. Isso vai fazer com que os possíveis pontos fracos da madeira não se rompam, além de preparar uma boa base para o acabamento com massa e fundo.

Tentar fazer o acabamento diretamente sobre a madeira não é bom, pois a madeira altera muito a sua forma de acordo com a umidade e a temperatura. Por exemplo, lixar com lixa d’água nem pensar.

No caso do Tesla, resolvi fazer encaixe para as asas. Então, em cada lado da fuselagem, colei uma nervura. O preenchimento entre a nervura e a fuselagem foi feito com massa de poliéster e madeira. Como o ângulo de incidência é muito importante no avião, deve-se tomar extremo cuidado na construção. Eu usei um nível laser para deixar as nervuras com 0 grau de incidência.

Primeiro, alinhei o laser com o eixo longitudinal e medi a altura em relação à mesa nos dois extremos. Fui baixando o laser, tomando o cuidado de deixá-lo paralelo ao eixo longitudinal, até chegar à linha da corda da asa.

A fase do acabamento é bem longa e pode demorar dias, pois é preciso esperar a massa e o fundo secarem antes de lixar e serão necessárias várias aplicações.

Inicialmente, uso massa de poliéster, que seca bem rápido e é muito fácil de lixar. Ela tem um poder de preenchimento muito bom e pode cobrir com facilidade grandes depressões. Para os pequenos ajustes, massa rápida é mais indicada, pois seca muito rápido e é bem barata.

Aqui uma observação muito importante: use fundo PU.

Em uma ocasião pintei o plug com tinta sintética e o gelcoat que é usado para fazer o molde reagiu com a tinta e perdi todo o trabalho de algumas semanas. O fundo PU é muito mais resistente. Nem precisa usar tinta para pintar o plug, apenas fundo é o suficiente.

O canopy vai ter um molde próprio no caso do Tesla, então um trabalho extra foi necessário. Assim que o acabamento da fuselagem ficou pronto, determinei bem o eixo longitudinal usando novamente o laser e a partir dele, desenhei o formato do canopy usando caneta de quadro branco. Ela é uma boa opção, pois pode ser apagada com álcool.

O isolamento foi feito com fita crepe para determinar o formato do canopy. Por cima da fita, colei tiras de balsa para servirem como uma parede de contenção do gelcoat.

Depois foi só aplicar o gelcoat e a resina de poliéster. Esse processo será explicado em detalhes no próximo tutorial.

Por fim, o local onde vai ficar o canopy foi cortado e depois fechado. Todo o processo de acabamento precisou ser feito de novo.

O ressalto no local do canopy vai servir para segurar o gelcoat na construção do molde. Na verdade, ele vai se tornar um buraco no molde e não precisa de um bom acabamento na parte superior.

Depois da última camada de fundo, tudo foi lixado com lixa d’água 600 e depois 2000. Assim o plug ficou bem liso e pronto para a construção do molde.

Segue a sequência de fotos:





















terça-feira, 25 de maio de 2010

Fuselagem do Tesla pronta

Olá pessoal!

Fiz a primeira fuselagem do Tesla. Hoje fiz a pintura dela.

Na postagem anterior eu falei sobre o molde.

Agora posto algumas fotos de como ficou.

Ficou melhor que eu esperava.

Agora só falta fazer as asas e montar tudo.

Depois de pronto, postarei aqui de novo.

Se ele voar bem e tiver demanda, pretendo vender algumas fuselagens.

Vejam as fotos:



sexta-feira, 14 de maio de 2010

Molde do Tesla pronto

Olá pessoal!

Estou muito feliz em mostrar o resultado desse último mês
de trabalho.

Depois de pesquisar sobre fibras e errar bastante durante um ano,
finalmente consegui fazer um molde que ficou bem feito.

Estou preparando o material para montar um tutorial.

O modelo é o Tesla, um projeto próprio de um motoplanador.

Pude fazer esse com calma e com espaço para trabalhar.

Usei também o laser para fazer os alinhamentos.

Gostaria de agradecer aos amigos pela ajuda e incentivo.

Vejam algumas fotos!